Como era a moda dos anos 70?

A década de 1970 é uma das minhas preferidas, o verde bandeira e o laranja de suas roupas, as estampas florais, as camisas de lapela pontiaguda, os hippies de boutique do início da década aos tecidos sintéticos que facilitavam a vida da mulher moderna. Uma década que até hoje a moda revisita e nos traz elementos que tornam o nosso tempo mais interessante.

E pensando nisso, separei cinco pontos para que possamos reconhecer e usar a moda dos anos 70.

As principais características da moda anos 70

As cores dos anos 70

As cores eram intensas, o verde bandeira, o laranja e o marrom e suas nuances, é a paleta que marcou a década, não só nas roupas, mas também na decoração com papéis de parede, estofados e azulejos, até os utensílios domésticos, como xícaras, panelas e potes.

Vestido anos 70 verde bandeira

As casas, as pessoas ficaram mais coloridas, uma década muito divertida.

Essas cores ainda hoje podem fazer parte do nosso visual, seja na combinação de uma peça, seja nas composições de tons sobre tons, com marrom mais intenso, bege e laranja fica simplesmente sensacional! Ou você ainda pode experimentar um look monocromático, em marrom, fica para lá de sofisticado e atraente.

As estampas dos anos 70.

Padrões florais, sejam os mais leves do início da década, influenciado pelo movimento hippie dos anos 60 aos mais intensos com grandes flores.

As geométricas com formas que embaralham a visão, as chamadas psicodélicas muito coloridas, às que saíram direto das artes plásticas para as roupas, a op art, na maioria das vezes em preto e branco.

Usar essas estampas em composições contemporâneas sugere que você pensou muito bem em como iria compor seu visual, agregando referências da história da moda no que usa, isso faz com que nosso dia a dia seja muito mais divertido e que possamos nos vestir de forma única, uma vez que essa composição somente você pode fazer.

Vestido floral anos 70

O tecido dos anos 70

A moda dos anos 70 foi marcada pelo poliéster, tecido sintético que seca rápido, não amassa, dificilmente desbota, acreditem essas características encantaram as pessoas, a mulher começava a conquistar o mercado de trabalho e não tem que se preocupar em demasia com o cuidado com as roupas era muito bem-vindo.

Calças e ternos eram feitos no mais “puro” tergal, tecido de poliéster fabricado pela Rhodia no Brasil, que garantiam a união da praticidade, beleza e conforto. Só usando mesmo para saber!!!

Para nós, temos a oportunidade de ter essas roupas muito bem conservadas e coloridas e com sua forma original, o inconveniente é que a maioria delas é um pouco quente, então escolher a ocasião e o ambiente em que vai usar, te ajudará bastante.

Outro tecido muito comum na moda feminina dos anos 70, foi o Jersey de poliamida, muito leve e fresco, presente nas camisolas, vestidos e até em camisas. E por falar em camisolas, elas são tão lindas que hoje podemos usá-las como vestidos, você já experimentou?

Camisola Vintage

Hippies de boutique

A moda hippie do anos 70 é moda que era vendida nas boutiques, essa moda agregou as técnicas artesanais que os jovens dos anos 60 usavam para estampar, tingir ou mesmo fazer as suas roupas, agora nos anos 70 você podia comprar esse tipo de roupa diretamente nessas pequenas lojas da moda.

Padrões florais em vestidos e saias amplas de algodão, laise, rendas, o patchwork também aparecia nas peças, tudo muito leve e romântico. Quando penso nessas peças para serem usadas hoje, penso em uma tarde de primavera ou compor com um tênis, uma bota e até mesmo coturno, que equilibra o leve e romântico com algo mais pesado e urbano.

Tingimentos como batik, tie die, também marcaram os primeiros anos desta década de 1970.

Os kaftans vindos direto do oriente médio com seus bordados e formas amplas, deram um ar todo especial para a mulher deste período.

E vamos combinar, hoje acho demais sair com um kaftan por aí, ainda mais quando estou na praia ou para passear em um fim de tarde despretensioso.

A silhueta da moda nos anos 70

Passado os primeiros anos da década, a silhueta tanto feminina como masculina, estava com a cintura no lugar, as calças apertadas na cintura e amplas nas pernas, as chamadas “boca de sino” e que hoje usamos como “flaire”, o unissex estava na moda o mesmo padrão de estampa a mesma peça para homens e mulheres, deram a eles maior oportunidade de brincar com seu próprio visual.

Camisas com lapela pontiaguda, estampas inusitadas e cores vibrantes no poliéster , até hoje é garantia de um look mais ousado, mas que podemos compor para o nosso dia a dia, deixando-o muito mais interessante.

Para a noite a moda feminina dos anos 70 eram vestidos ou saias longas, para dançar nas chamadas danceterias, os vestidos acinturados de saia evasê garantiam o gingado dos “embalos de sábado à noite”, salto fino para as mulheres e plataforma para os homens. Cabeleiras esvoaçantes e volumosas, tecidos que brilham como o lurex, o importante era dançar na pista ao som de David Bowie, Marvin Gaye ou Stevie Wonder.

Na TV “As Panteras” com mais uma aventura eletrizante, no cinema Olivia Newton John e Jhon Travolta arrancavam suspiros com o musical “Grease” e as crianças se divertiam com “Scooby Doo” e sua turma.

Anos 70 no Brasil

No Brasil saímos na frente com a tanga, nossa cena musical estava mais ativa do que nunca, uma ditadura militar e a moda no Brasil dando seus primeiros passos.

Por fim a moda dos anos 70 foi muito divertida e atemporal, podemos encontrar itens preciosos deste período para usarmos nos dias de hoje conferindo assim mais autenticidade a maneira que nos vestimos e nos inserimos no mundo.

Por que ter um brechó?
Roupas dos anos 70 brechó Quechuchu

Comments (6)

  1. Paula

    Texto gostoso e explicativo!
    Uma volta aos anos 70!
    Amooooo

    • Brígida Cruz

      obrigada querida!!!!

  2. Paula

    Texto gostoso e explicativo!
    Uma volta aos anos 70!
    Com suas cores e texturas, novas descobertas!
    Adoro!

    • Brígida Cruz

      muito obrigada!!!

  3. maicon dos santos freitas

    Boa noite! A tecnologia nos tecidos da década de 70 foi uma mão na roda, porque era fácil secagem, não precisava passar, em tempos difíceis como na época da ditatura , tudo que contribuísse para facilita a vida do cidadão é aceitável.

    • Brígida Cruz

      Sim!!! Imagina a praticidade para o dia a dia? E essas roupas estão aí até hoje o que nos permite acessar a década. Tempos muito, muito difíceis com a liberdade cerceada.
      Obrigada pelo seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue
Fechar

Meu carrinho

Fechar

Desejos

Vistos Recentemente

Fechar

Que bom que você está aqui!

Uma senha será enviada para seu e-mail.

Seus dados pessoais serão usados para apoiar sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso à sua conta e para outros fins descritos em nossa política de privacidade.

Já fez esse processo antes?

Fechar

Categories